Centro Auditivo Jaraguá

:: O poder da música na linguagem

De acordo com estudos, a música ajuda a recuperar a memória de linguagem em pacientes que sofreram derrame. Um estudo de pesquisadores finlandeses diz que também melhora o humor e concentração dos pacientes.

O tipo de música é irrelevante. Os participantes do estudo podiam escolher entre os gêneros pop, clássico ou jazz. Eles ouviram suas músicas favoritas por algumas horas por dia, o que se mostrou um ótimo complemento a tratamentos convencionais.

A equipe liderada pelo pesquisador finlandês Teppo Särkämo publicou os resultados na revista “Brain”. Os pacientes do teste foram divididos em três grupos. O primeiro grupo ouviu a música, o segundo ouviu áudiolivros e o terceiro não tinha nada para ouvir, somente o silêncio.

Entre os pacientes que ouviram o áudiolivro, a memória de linguagem melhorou apenas 19%. No grupo que ouviu música, entretanto, a melhora foi de impressionantes 60% - em apenas três meses. A equipe acredita que a combinação de música e linguagem tem um papel importante para o cérebro.

Fonte: Revista Hear the World nº 7

CAJ
Centro Auditivo Jaraguá
Av. Mal Deodoro da Fonseca, 889
Jaraguá do Sul/SC , Centro , 89251-700 Brasil
(47) 3372-2364
Logomarca TWC Comunicação